Terça, 18 de maio de 2021
63 9-99741776
Geral

24/04/2021 ás 23h12 - atualizada em 24/04/2021 ás 23h38

9

A Melhor Cobertura em Notícia

Taguatinga / TO

Palmas está entre as dez capitais escolhidas para integrar projeto-piloto de turismo
São dez capitais convidadas pelo Ministério do Turismo a desenvolver política pública para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes
Palmas está entre as dez capitais escolhidas para integrar projeto-piloto de turismo
Foto: Edu Fortes

A cidade de Palmas está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI),uma iniciativa inédita no Brasil, que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística. Cada uma das cinco regiões do País terá duas capitais representantes no projeto. Além de Palmas, a Região Norte foi contemplada com Rio Branco (AC).

O anúncio das cidades contempladas foi feito nesta quinta-feira, 22, pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em videoconferência com representantes dos municípios. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Mila Jaber, participou da reunião representando a Capital do Tocantins.

Segundo o projeto, um Destino Turístico Inteligente é caracterizado por oferecer a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

“É com alegria e muito otimismo que recebemos o convite do Ministério do Turismo para participar desse projeto. Especialmente neste cenário de pandemia, em que temos de lançar mão de todas as ferramentas disponíveis para promover a retomada da economia em nossa cidade”, avalia a prefeita Cinthia Ribeiro. A gestora destaca que Palmas tem vocação para o turismo. “Além dos nossos atrativos naturais e uma arrojada estrutura hoteleira, a Capital de todos os tocantinenses é referência para outros destinos turísticos do Estado. Oportunidades como integrar o DTI vêm somar a outras iniciativas da administração municipal para fomento ao setor e fortalecimento da nossa economia.”

Diagnóstico

O projeto envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais. A partir do projeto-piloto, será possível analisar os procedimentos atuais e programar estratégias, considerando as especificidades regionais, para criar um formato próprio e, em seguida, aplicar em outras cidades brasileiras.

“Fazer parte do projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes é uma oportunidade ímpar para nossa cidade, que já vem se destacando como potencial mercado nesse segmento”, afirma Mila Jaber, lembrando que Palmas já integra outras iniciativas na busca por novas tecnologias para o desenvolvimento do setor, como a Plataforma Integrada do Turismo (PTI), para uso no Destino Palmas.

Com informações do Ministério do Turismo.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados