Sábado, 06 de março de 2021
63 9-99741776
Geral

18/02/2021 ás 15h46

25

A Melhor Cobertura em Notícia

Taguatinga / TO

Tocantins registra casos de malária em Araguaína, Palmas e mais 7 municípios em 2020
Não houve caso transmitido localmente no Estado.
Tocantins registra casos de malária em Araguaína, Palmas e mais 7 municípios em 2020
Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Situado na Amazônia Legal (AL), região responsável por 99% dos casos de malária notificados no Brasil, o Tocantins registrou em 2020 apenas casos importados da doença.


Já em 2019 haviam sido registrados, no Estado, um total de 31 casos, sendo 30 casos importados e apenas um autóctone (caso transmitido localmente). Em 2020, foram registrados 20 casos, sendo todos importados, com uma redução de 35,5% no total de casos notificados.


Os novos casos registrados em 2020 foram notificados nos municípios de Ananás, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Cristalândia, Dianópolis, Esperantina, Formoso do Araguaia e Palmas.


Segundo o assessor técnico da área da Malária, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio, as principais ações desenvolvidas no ano de 2020 foram “a implantação do Plano de Eliminação da Malária no Tocantins e webconferências de atualização dos esquemas terapêuticos da malária, realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde; além de outras atividades de educação em saúde nos dias alusivos à malária, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Saúde”.


Ainda segundo o técnico, o fato de não haver casos transmitidos localmente no Estado é motivo de comemoração. “Não tivemos registro de nenhum caso autóctone, apenas casos importados e isso já no primeiro ano do Plano Estadual e em meio a uma pandemia. Isso é um resultado significativo e precisamos nos manter vigilantes para que o Estado não regrida no combate à doença”, enfatizou.


A malária


A malária é uma doença infecciosa e contagiosa, febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito.


O tratamento é feito por meio de medicamentos antimaláricos disponibilizados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Informações AFNoticias 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados