01/02/2021 ás 20h55
31
A Melhor Cobertura em Notícia
Taguatinga / TO
Em decisão proferida nesta segunda-feira, 01, a Justiça determinou que o Estado do Tocantins promova, no prazo de 90 dias, a lotação de 270 policiais militares na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Colinas do Tocantins e que disponibilize pelo menos dois veículos altos e com tração 4×4, destinado ao patrulhamento de áreas rurais e vicinais. A determinação atende ao pedido contido em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins, no ano de 2016.
Na ação, o MPTO alegou a precária situação da segurança pública na Comarca, bem como o evidente abandono da 3ª CIPM pelo Estado, no que se refere ao efetivo e às condições de trabalho, já que a companhia contava com menos da metade do efetivo necessário ao desempenho das atividades policiais, ou seja, 96 homens, quando seriam necessários 270. “O que se ouve diuturnamente pelas ruas é a reclamação da população que, quando aciona a Polícia Militar, tem que aguardar tempo além do razoável para ser atendida”, disse a promotora de Justiça.
A promotora de Justiça expôs na ACP que do total de 3.177 policiais do Estado, um quantitativo de 1.427, o que representa quase 50%, estão lotados na capital, parte no Quartel do Comando-Geral e os demais nos 1º e 6° batalhões de Palmas. “Conclui-se que há concentração de pessoal na capital do Estado, em prejuízo do número de policiais militares necessários à manutenção da ordem pública nas cidades do interior, acarretando sobrecarga de trabalho para os militares lotados no interior e precária prestação da segurança pública”, afirmou na decisão o juiz de direito da 1ª Vara Civil de Colinas, José Roberto Ferreira Ribeiro.
O magistrado ainda determinou que o Estado se abstenha de reduzir o efetivo da CIPM, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento da ordem.
Assessoria de Comunicação do MPE-TO
0 comentários
Há 10 horas
Mulheres vão enfrentar maior concorrência no concurso da Polícia Militar do TocantinsHá 16 horas
PM prende integrantes de quadrilha que aplicava golpes em diversos estadosHá 16 horas
Adapec mantém ações de controle de mormo no TocantinsHá 3 dias
Após reivindicações de moradores, Ageto anuncia recuperação da TO-348Há 3 dias
Palmas receberá Avaí no estádio Nilton Santos pela primeira fase da Copa do Brasil