Quinta, 29 de outubro de 2020
63 9-99741776
Cidades

08/07/2020 ás 12h57

93

A Melhor Cobertura em Notícia

Taguatinga / TO

UPAs de Palmas contam com novos monitores de triagem e classificação de risco para o enfrentamento da pandemia
Os equipamentos foram instalados nesta terça-feira, 07
UPAs de Palmas contam com novos monitores de triagem e classificação de risco para o enfrentamento da pandemia
Foto: Raíza Milhomem

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas já estão funcionando com os novos monitores de triagem e classificação de risco que foram doados após uma mobilização junto à BRK Ambiental por meio da Comunitas. Os equipamentos foram instalados nesta terça-feira, 07, nas UPAs Norte e Sul e é mais uma iniciativa adotada pelo Município para o enfrentamento da pandemia, uma vez que agilizam os atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19 e de outros tipos de ocorrências.

Os monitores servirão para realizar a verificação dos sinais vitais do paciente durante classificação de risco, no primeiro atendimento, permitindo aferir a pressão arterial, temperatura e oxigenação sanguínea simultaneamente. Em breve, outros seis monitores multiparâmetro também serão doados à Semus. Esses, além terem todas as funções dos monitores que auxiliam na triagem, possuem a função cardíaca, o que permite avaliar melhor as funções do coração.

O secretário municipal da Saúde, Daniel Borini, ressalta que a doação ocorreu em boa hora, porque os equipamentos ajudarão a classificar melhor os pacientes. “Eles chegaram em um momento muito importante, com eles poderemos monitorar o acompanhar os casos para que eles tenham a menor gravidade possível”, afirma.

Os equipamentos que foram instalados hoje, ao serem utilizados no monitoramento do paciente, dispõem de alarmes sonoros que são disparados quando algum sinal vital atinge níveis diferentes dos programados. Essa programação pode ser original de fábrica ou selecionada pelo operador do aparelho, que pode ajustá-lo de acordo com características específicas da pessoa ou da situação de uso.

“Esse equipamento hospitalar é o mesmo utilizado nas salas de emergências das UPAs, e além de ser mais uma medida de enfrentamento da Covid-19, os monitores também poderão ser usados pela população em geral que procurarem os serviços de atendimento nessas unidades”, reforça a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Dahyene Cris Alves silva.

A responsável ainda destaca que, com o uso do aparelho, é possível reduzir o tempo de espera do paciente quando busca o atendimento. “O tempo da triagem reduz na hora de verificar o paciente e além disso, o objetivo é que os equipamentos passem informações mais seguras sobre cada caso”, finaliza.

O coordenador técnico de Equipamentos Médicos Hospitalares e Odontológicos da Semus, Nilsom Magno Borges Santiago, explica que os monitores verificam se o paciente está com febre, pressão alterada, além da frequência cardíaca e temperatura, ou seja, os requisitos básicos em um primeiro diagnóstico. “A verificação é muito rápida, em menos de dois minutos saem esses resultados, porque a leitura de classificação do equipamento é ágil. Nesse primeiro diagnóstico não entra a entrevista do paciente, apenas os resultados do aparelho”, observa.

Comunitas

A Comunitas é uma organização social que busca a melhoria da gestão pública e que tem atuado em soluções rápidas para a crise enfrentada mundialmente no combate ao novo coronavírus. A organização realizou um mapeamento dos desafios encontrados pelos gestores em busca de melhores estratégias para lidar com o momento atípico. 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Informações O Coletivo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados