domingo, 09 de agosto de 2020
63 9-99741776
Esportes

01/05/2020 ás 20h07

62

A Melhor Cobertura em Notícia

Taguatinga / TO

Federação lança atividades online para testar os conhecimentos dos árbitros no futsal
O criador da ideia foi o árbitro Adriano Carvalho para afinar as técnicas da arbitragem do futsal durante a pandemia
Federação lança atividades online para testar os conhecimentos dos árbitros no futsal
Foto: Philipe Bastos / Governo do Tocantins


Um projeto na internet está dando a árbitros do futsal tocantinense a oportunidade de se manter em dia com as regras do esporte e continuar praticando a profissão de casa mesmo. A ideia é que eles respondam a testes com questões objetivas e tomem decisões corretas após vídeos com exemplos de situações do esporte.


A iniciativa foi lançada pela Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS) e o modelo é inspirado no método de avaliação da CBF. A ideia foi do árbitro Adriano Carvalho, ele explica quais foram os critérios utilizados para a montagem dos testes.


-Surgiu já de uma plataforma utilizada pela CBF Confederação brasileira de Futebol, que durante o período da pandemia tem aplicado vídeos testes sobre decisões que os árbitros devem tomar. Eu pensando nos árbitros de futsal adaptamos os vídeos testes para decisões voltadas ao futsal. Tiros livres diretos e indiretos cartões amarelos, cartões vermelhos tiros penais, mãos, etc. O objetivo é manter os oficiais de arbitragem em atividade e concentrados nas tomadas de decisões bem como estimular o estudo das regras e sua aplicação prática, para quando o retorno as atividades poderem corresponder as exigências de um jogo.


São lançados de 2 a 3 testes for semana. O projeto já está em sua 3ª avaliação e pode ser acessado por meio deste link. De acordo com Adriano, as lições fecham no final do dia e os árbitros podem acessar o gabarito no grupo criado por eles.


-Já foram 3 vídeos testes aplicados com 10 vídeos cada, com uma ferramenta bem fácil de operar. O árbitro pode ver e rever o lance várias vezes e deve marcar a decisão que julgar adequada para cada lance. Ao final do dia o link se fecha automático e o gabarito e disponibilizado no grupo com as devidas considerações de cada decisão.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento como a melhor maneira de conter a disseminação do novo coronavírus. A FTFs está de portas fechadas e competições congeladas desde o final de março, quando a prefeitura de Palmas decretou a paralisação das atividades.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


                                                                                                                                                            Informações GloboEsporte.com



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Esporte no Estado

Esporte no Estado

Blog/coluna Divulgando tudo que é destaque no meio esportivo do Tocantins
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados